Se o ritmo for mais ‘animado’, então é louvor; se for mais ‘calmo’ é adoração. È certo pensar assim?
Entendo a adoração como sendo uma atitude constante a qual abnegamos o nosso ‘eu’ em detrimento de algo ou alguém superior, no caso, Deus.
A adoração deve ser uma atividade continua na vida do cristão, tanto nos seus momentos a sós, como em comunidade eclesiástica.
Então será que no louvor não existe adoração?
O pastor Márcio Valadão, em seu livro Louvor e Adoração, diz que ‘o louvor ao Senhor é uma expressão de adoração’, em outras palavras, o louvor está contido na adoração.
Não existe louvor a Deus sem adoração.
O louvor acontece se existir uma motivação genuína em adorar verdadeiramente o Senhor, refletindo nosso prazer em engrandecer sua soberania, majestade, amor e todas as outras qualidades inerentes ao Seu caráter.
Não é o ritmo que determina se estamos louvando ou adorando, e sim , a intenção e disposição do nosso coração em relação a adoração a Deus.
Você já parou pra pensar nos nosso cânticos, independente de ritmo, como sendo orações cantadas?
O Pastor Márcio Valadão, no livro já citado anteriormente, me fez refletir sobre o texto que está em Atos 16:25, que fala sobre Paulo e Silas na prisão, ¨E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam¨
Segundo o texto ele, o texto original não traz a conjunção que liga as palavras ‘oravam e cantavam’ louvores a Deus.
Sendo assim, seria correto ler: ‘oravam cantando louvores a Deus’.
Diante dessa informação, entendo mais facilmente a prática do versículo que diz ‘orai sem cessar’. Dificilmente conseguiríamos passar 24 horas falando com Deus na nossa forma convencional.
Entretanto, se entendermos o que cantamos e para quem cantamos, oramos louvores que nos ajudam a estar ligado a Deus intensamente.
Que possamos refletir no louvor como oração dentro do contexto da adoração, que sobrepõe nossos conceitos e idéias (muitas vezes banais), sobre qual o ritmo certo. Todos o são.
Deus abençoe todos.
Fonte: cidadeextreme
Nenhum comentário:
Postar um comentário