domingo, 12 de setembro de 2010

Lula está acabando com o Lula



@wesleytalaveira Apesar de nunca ter votado no Lula, o admiro. Antes de ele ser presidente, eu ouvia muito boato igrejeiro sobre ele, coisas do tipo: "Lula vai fechar igrejas", "Lula é contra a Igreja"; ouvi até mesmo um pastor chegar ao absurdo de dizer que Lula era um "sacerdote da Igreja Satanista", além de outras coisas que faziam parte da boataria que os crentes falavam sobre o Lula.

Mas mesmo como tudo isso, Lula foi eleito em 2002, vencendo o Serra, que era candidato do FHC e vencendo a onda de críticas que sua candidatura tinha. Os economistas tinham medo dele. Os EUA tinham medo dele. Muita gente tinha medo dele.

Mas logo no começo o Lula superou o medo de muita gente, ao manter a política econômica do FHC e aumentar ainda mais os programas sociais do antecessor, como o Bolsa-escola e outros. Lula juntou todos os programas sob o nome de Bolsa Família e ganhou respeito de muita gente por isso (apesar de negar de pés juntos que tenha herdado os programas do antecessor). Seu primeiro mandato foi meio apagado, mas teve seus pontos positivos.

Em 2005 e 2006 o PT, partido que ajudou a fundar, sofreu a maior crise que um partido já sofreu nesse país, o Mensalão, que quase entrou para a lista dos maiores casos de corrupção do mundo, e liderado por ninguém menos que o homem de confiança de Lula, Zé Dirceu. Lula conseguiu se sair bem dessa. Se disse traído e ficou isento.

Mas foi em seu segundo mandato, eleito em 2006, depois de derrotar Geraldo Alckmin (PSDB) no segundo turno, que Lula conseguiu todas as realizações que o deram a fama atual. O Brasil conseguiu atravessar a crise mundial e caiu nas graças dos líderes mundiais. Mais gente lá fora passou a falar no Brasil. Conquistamos o direito de sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Crescemos economicamente. Pessoas saíram da pobreza. O comércio vende. Pessoas conseguem emprego. O país ainda não está bom, pelo contrário, está longe disso, mas tá crescendo. Parece que enfim começamos a ver o tal "futuro" que nossos tatatatatataravós falavam.
Lula teria todos os requisitos para entrar para a história como um grande presidente, tanto pelas realizações do seu governo, como pela sua história de vida, humilde de homem de porta de fábrica, se não fosse por um acontecimento: as eleições para sua sucessão.


Lula está, aos poucos, desmontando toda a boa imagem de estadista que construiu ao longo de 7 anos. Começou com a escolha de sua candidata à sucessão, uma total desconhecida que sequer foi eleita a algum cargo alguma vez na vida e militou na Ditadura como terrorista comunista. Uma mulher que tem como unico diferencial apenas o fato de ser mulher, como se isso fosse diferencial.

Como se isso não bastasse, Lula mergulhou de cabeça na campanha de sua candidata fabricada pelo Marketing. Elabora leis que favoreçam sua candidata. Frequenta mais os comícios que o Planalto. Usa horário político pra citicar o adversário. Faz uma simulação de pronunciamento oficial na propaganda da Dilma para atacar diretamente o Serra. Usa suas realizações de governo discaradamente. Além disso, Lula virou um "desencalhador" de campanhas fracassadas. Qualquer candidato que precise de um up grade na campanha, usa a imagem do Lula, inclusive o próprio Serra.

Lula poderia entrar para a história política desse país e até mesmo da América Latina, mas se não tomar cuidado, pode perder o prestígio que ganhou exatametne por causa de sua candidata.

Fonte: Novas Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...